ES acende alerta para baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 em 2025
Saiba quem deve se vacinar em 2026 e onde encontrar as doses em Aracruz
Neste dia 18 de janeiro, a campanha de vacinação contra a Covid-19 celebra cinco anos desde sua primeira dose. Se por um lado a ciência venceu o colapso hospitalar, por outro, a Secretaria da Saúde (Sesa) acende um sinal de alerta: em 2025, o Espírito Santo não atingiu a meta de 90% de imunização em nenhum dos grupos prioritários.
Para se ter uma ideia, a cobertura entre crianças menores de um ano foi de apenas 2,61%, enquanto entre idosos ficou em 3,82%. A baixa adesão preocupa especialistas, já que, no último ano, quase metade dos casos graves da doença no estado ocorreram em pessoas acima de 60 anos.
Raphael Lubiana Zanotti, médico infectologista do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica (NEVE), da Secretaria da Saúde (Sesa), comentou sobre a vacina contra a Covid-19
“Representou esperança, proteção e uma resposta concreta à maior crise sanitária da nossa geração”.
“É importante lembrarmos que a vacina contra a Covid-19 foi a ferramenta que permitiu salvar milhares de vidas, proteger profissionais de saúde, reduzir colapsos hospitalares e iniciar a retomada das atividades sociais e econômicas no Espírito Santo. Naquela ocasião, a vacina era a principal medida duradoura para a proteção coletiva, além de reduzir a transmissão do vírus e, principalmente, a ocorrência de muitos casos graves e superlotação dos serviços de saúde. Hoje, ela representa uma excelente ferramenta para prevenir casos graves em populações específicas, que em virtude de características pessoais ou de outras doenças, têm predisposição a desenvolver formas graves”, complementou Zanotti.
Quem deve se vacinar em 2026?
Diferente dos anos de pandemia, a vacina agora faz parte do Calendário Nacional e é focada em públicos específicos:
- Crianças (6 meses a menores de 5 anos): Esquema de 3 doses (aos 6, 7 e 9 meses).
- Idosos (60+): Recomendação de uma dose a cada seis meses.
- Gestantes e Puérperas: Uma dose em cada gestação, independentemente de vacinas anteriores.
- Grupos Prioritários (Dose anual): Inclui trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, caminhoneiros e pessoas com comorbidades.
- Imunossuprimidos (5 anos ou mais): Devem receber duas doses anuais, com intervalo de seis meses.
O vírus ainda é perigoso?
Os dados do médico infectologista Raphael Lubiana Zanotti reforçam que a vacina é hoje a principal ferramenta para evitar mortes. Em 2025, foram 46 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) decorrente da Covid-19 no estado — destes, 63% foram em idosos.
Onde se vacinar em Aracruz?
Em Aracruz, as doses estão disponíveis na rotina das salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Basta levar o cartão de vacina e um documento de identificação.
Grupos que recebem o reforço anual:
Além de idosos e crianças, o Ministério da Saúde garante a dose anual para:
- Trabalhadores dos Correios;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- População privada de liberdade.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.




