Espírito Santo recebe vacina 100% nacional contra a dengue

Espírito Santo recebe vacina 100% nacional contra a dengue

Imunização começa pelos profissionais de saúde

O Governo do Estado recebeu, na última quinta-feira (19), o primeiro lote com 10.640 doses da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A distribuição para as regionais de saúde (Sul, Central e Norte) começa nesta segunda-feira (23), permitindo que os municípios iniciem a vacinação imediatamente após a retirada.

Nesta fase inicial, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, o foco será proteger quem está na linha de frente do atendimento à população.

Público-alvo e Regras

A prioridade absoluta desta remessa são os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS, com idade entre 15 e 59 anos.

  • Quem recebe: Médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de endemias (ACE), além de recepcionistas, seguranças, motoristas de ambulância e equipes de limpeza que atuam nas Unidades Básicas de Saúde.
  • Condição: A vacina será aplicada independentemente de a pessoa já ter tido dengue, mas o profissional não pode ter recebido outro tipo de vacina contra a dengue anteriormente.

Diferenciais da Vacina do Butantan

Butantan-DV é considerada uma revolução no combate à doença:

  • Dose Única: É o primeiro imunizante do mundo com este esquema simplificado.
  • Proteção Total: Eficaz contra os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, 2, 3 e 4).
  • Tecnologia Nacional: Produzida integralmente no Brasil, o que garante maior autonomia ao SUS.

Previsão para a população geral

Para quem não é profissional de saúde, a expectativa é positiva. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação para o público geral entre 15 e 59 anos deve acontecer de forma gradativa e escalonada ao longo de 2026.

Enquanto isso, a vacinação de crianças e adolescentes (10 a 14 anos) com o imunizante anterior (esquema de duas doses) continua ocorrendo normalmente nas UBS de todo o estado.

Informação para Aracruz

Como o município faz parte da Regional Central de Saúde, a retirada das doses para os profissionais de Aracruz deve ocorrer já no início desta semana. O secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, reforçou que a vacina é o início de um novo capítulo para combater este grave problema de saúde pública no Espírito Santo.