Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul Passa por Testes Operacionais pelo SAAE
A estação terá capacidade para tratar até 105 litros por segundo (l/s) de esgoto, e vai realizar o tratamento dos efluentes de cerca de 40 mil pessoas
Uma das grandes obras de saneamento de Aracruz, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul está em fase de conclusão. Na semana passada, o SAAE iniciou os testes para garantir a segurança na operação e a perfeita funcionalidade das instalações e equipamentos. O investimento é superior a R$ 26 milhões e também contempla duas Estações Elevatórias de Esgoto Bruto (EEEB), uma na Portelinha e outra na rua Luiz Boff, no Centro.
Construída pelo consórcio formado pelas empresas Vibra e SA Ambiental, a ETE Sul terá capacidade para tratar até 105 litros por segundo (l/s) de esgoto, e vai realizar o tratamento dos efluentes de cerca de 40 mil pessoas.
Os testes iniciais realizados foram de estanqueidade – para ver toda tubulação da estação, funcionamento de algumas bombas e da estanqueidade do tanque reator, para poder colocar a ETE 100% em funcionamento – e de aeração, cujo sistema é o coração do processo de tratamento, sendo responsável pelo fornecimento de ar necessário para que ocorram as reações e os processos biológicos de remoção da carga orgânica presente no esgoto. A estação ainda conta com um tratamento terciário, composto por luzes ultravioletas, que está sendo montado.
Acompanhado do diretor do SAAE, Amadeu Wetler, o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, visitou as instalações da ETE Sul durante os testes e lembrou que a obra, parte do pacote de investimentos de R$ 500 milhões do município, será primordial para elevar o índice de tratamento do esgoto para 93%. “Investir no saneamento básico é cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.
Fonte: Folha Litoral
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.