Evento de pesca da Prefeitura de Aracruz reúne mais de 300 pessoas

Evento de pesca da Prefeitura de Aracruz reúne mais de 300 pessoas

"Aracruz mais Cidadania da Pesca"

A Prefeitura de Aracruz em parceria com associações de pescadores do município, Ibama, Senar, Polícia Ambiental, Ipram, Idaf, Incaper e ICMBio, realizaram neste sábado (22) o evento “Aracruz Mais Cidadania da Pesca” que aconteceu em Barra do Sahy. Além das associações de pescadores, Colônia da Pesca, Ascap, Apemasc, Apeci e APMBS, o evento contou com a presença de diversos moradores e autoridades de Aracruz e representante do Governo Estadual, com mais de 300 participantes.

O objetivo do evento foi de proporcionar maior conhecimento e conscientização sobre os direitos e deveres dos pescadores das comunidades, assegurando uma pesca regularizada e sustentável. No contexto da pesca, os cidadãos têm o direito de acessar recursos pesqueiros, mas também têm o dever de respeitar as normas e regulamentos que garantem a sustentabilidade desses recursos. Durante o encontro palestras sobre diversos temas foram discutidos.

O Ibama, Polícia Militar e ICMBio trataram sobre o meio ambiente, pesca sustentável, licença de pesca e permissões com a Superintendência, documentação de embarcação e fiscalização pela Capitânia dos Portos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ficou a cargo de passar as informações sobre emissão de notas fiscais. O Incaper falou sobre o cadastro para a atividade de pesca, já o Idaf sobre informações sanitárias para o manuseio e venda do pescado. Finalizando o Ipram juntamente com os Projetos Meros do Brasil, Amigos da Jubarte e Hippocampus, apresentaram uma rica exposição de animais e uma aula de preservação e sustentabilidade.

Para entreter as crianças que participaram do evento, diversas atividades recreativas foram realizadas pela Secretaria de Educação (Semed), como desenhos e pinturas com o tema pesca local, brincadeiras e contação de histórias. A Secretaria de Assistência Social aproveitou o evento e realizou cadastros das famílias no CadÚnico, para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão de diversos benefícios.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira, o evento foi muito gratificante, fomentando o direito dos pescadores. “É muito bom ver que o evento está atendendo a todos, é muito gratificante poder fomentar um evento em que todos tem acesso aos seus direitos, estamos aqui para orientá-los pois vocês fazem da pesca os seus sustentos. Quero agradecer a presença do coordenador da pesca e aquicultura da Seag, Alehandro Garcia, junto ao Governo do Estado, uma parceria muito importante para que evento acontecesse”.

A Secretária de Governo, Jeesala Coutinho comentou sobre os desafios e importância da pesaca para o município. “Sabemos como é desafiador cada situação por vocês enfrentadas, vocês fazem parte da movimentação econômica do nosso município, com isso, estamos aqui para sanar todas as dúvidas e assim darmos uma direção em cada situação que vocês se encontram. Estamos nos colocando à disposição de todos os pescadores e marisqueiros locais. Quero agradecer ao Alehandro Garcia que está representando o Governo do Estado, sua presença é de muita importância”.

O prefeito Dr. Coutinho falou sobre a alegria proporcionada pelo evento e suas próximas edições. “Estou muito feliz em ver todos aqui, este é o primeiro evento que organizamos no município, mas quero que isso ocorra mais vezes, quero que tenha as próximas edições, por que vocês precisam de todo o nosso apoio. Quero agradecer a todos os servidores, as secretarias envolvidas, as instituições e ao Governo do Estado pela parceria de sempre”, finalizou.

A relação entre cidadania e pesca é complexa e envolve aspectos de direitos, responsabilidades, cultura, economia e sustentabilidade. A promoção de uma cidadania ativa e consciente pode contribuir para a gestão responsável dos recursos pesqueiros e para o fortalecimento das comunidades que dependem da pesca.