Evento do Outubro Rosa em Aracruz destaca a importância do diagnóstico precoce

Evento do Outubro Rosa em Aracruz destaca a importância do diagnóstico precoce

Depoimento de servidora no Outubro Rosa de Aracruz encanta participantes

O Outubro Rosa é um movimento global que se estabelece como um lembrete vital para milhões de mulheres, pautando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em um mundo de múltiplas demandas, a data de outubro convida cada mulher a fazer uma pausa e a colocar o seu bem-estar em primeiro lugar, um verdadeiro ato de amor-próprio e autocuidado. No município de Aracruz, esse compromisso com a saúde feminina ganha força e mobilização, como reflexo da importância da causa.

Nesta desta terça-feira (15) na prefeitura de Aracruz, um evento especial alusivo ao Outubro Rosa, foi realizado. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), por meio da Innovar, reuniu centenas de servidoras públicas municipais em um momento dedicado ao cuidado, à prevenção e ao fortalecimento das mulheres.

A secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, iniciou o evento com uma fala acolhedora, recordando que o amor próprio é imprescindível, e que as mulheres devem se colocar em primeiro lugar, pois para se cuidar de alguém se deve primeiro cuidar de si próprio.

“O autocuidado é um ato de amor. É preciso que cada mulher se permita estar bem, se coloque em primeiro lugar e entenda que cuidar de si é também cuidar de quem ama e de quem está ao seu redor. Que este Outubro Rosa nos lembre da força e da coragem que existem em cada uma de nós”.

Jeandra Rigo, engenheira de segurança da Innovar, fez questão de sublinhar a importância da campanha na conscientização e no reconhecimento do valor da vida, reforçando os esforços locais.

“Outubro Rosa é um mês que nos chama à reflexão e à atitude. Falar de prevenção é, de fato, salvar vidas. Nossa missão é lembrar a cada servidora que detectar a doença cedo faz toda a diferença e que a atenção à própria saúde não pode ser negligenciada”.

Essa ênfase na prevenção é vital, especialmente porque quanto mais cedo a descoberta da enfermidade, maiores as chances de cura.

O ápice de emoção do encontro veio com o relato de Elecilda Vieira Martis Petri. A servidora, comovendo a todos, dividiu sua trajetória de luta e superação contra o câncer de mama. Com uma mistura de bravura e sensibilidade, ela narrou o momento do diagnóstico, as cirurgias e a maratona de desafios durante o tratamento.

“Eu senti o câncer fazendo o autoexame, em casa. Procurei os médicos e fiz todos os exames que pediram. Com o resultado na mão, voltei ao consultório e, quando a médica confirmou, senti o mundo desabar. Tive muito medo, chorei horrores, mas firmei o propósito de que o câncer não me derrotaria. Primeiro, tive que retirar uma mama e, depois, por causa de um exame genético, a equipe médica decidiu tirar a outra. Enfrentei o tratamento de cabeça erguida e, com a minha fé, o carinho da minha família e dos amigos, consegui vencer. Contar para a minha filha foi um dos momentos mais duros. Mas passei por todas as etapas com a certeza de que ia sair vitoriosa. Hoje, olho para trás e entendo que, mesmo na dor, a gente pode florescer. Descobri que a força que temos vai muito além do que imaginamos. Transformei o medo em coragem e a dor em inspiração”.

O evento, que também contou com a presença do secretário de Gestão (Semge), Marcus Coelho, selou o compromisso da gestão municipal em zelar pela saúde e pelo bem-estar das servidoras. Foi um momento de escuta, amparo e valorização da mulher. Mais do que uma simples reunião, o Outubro Rosa é um poderoso lembrete, cuidar de si é um ato de profundo amor.

Visando facilitar o acesso aos exames de reconhecimento precoce da doença, Aracruz criou mutirões, e em apenas um deles foram feitas mais de 300 solicitações de mamografias, além de 708 consultas e 472 coletas do preventivo (o exame para o câncer do colo do útero), um número que atesta o esforço da prefeitura em dar essa chance de diagnóstico.

Além disso a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu um passo à frente e, com recursos próprios, já baixou a idade para a mamografia, oferecendo o exame para mulheres a partir dos 40 anos. É um avanço notável em relação à recomendação padrão, buscando descobrir a doença o quanto antes.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mantém o calendário de ações. Fique por dentro das novidades e das redes sociais da Prefeitura de Aracruz.

Relacionados