Feiras nas escolas marcam o encerramento do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos 2024.
Com o objetivo de trabalhar o conceito de empreendedorismo, junto aos alunos desde os primeiros anos de sua formação educativa, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae, promoveram as Feiras de Encerramento do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), nas escolas Álvaro Souza, em Vila do Riacho e José Mambrini, em Jacupemba.
O programa, que acontece pelo segundo ano consecutivo nas escolas de Aracruz, estimulou a criatividade e o pensamento crítico dos alunos incentivando comportamentos empreendedores de forma a promover o protagonismo juvenil e a iniciativa futura, na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, incentivando a criação de negócios próprios.
A professora Aiane Rodrigues Nunes destacou que o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi desenvolvido com os alunos dos 4° anos da EMEF Álvaro Souza, onde um total de 120 crianças estiveram envolvidas. “Desenvolver o JEPP em nossa escola foi muito especial. As crianças participaram ativamente de todas as etapas e estudos sobre o tema em sala, divulgação do projeto, panfletagem e, por fim, da nossa feira. Foi muito gratificante ver o empenho de todos”.
A aluna Isabella Nunes Cusine da Escola Álvaro Souza elogiou o programa. “Eu gostei muito das vendas, achei muito legal, nós aprendemos muitas coisas. A feira estava cheia de coisas gostosas e interessantes. Eu amei participar do JEPP. Espero que no próximo ano tenha de novo.”
A secretária de Educação, Jenilza Spinassé, avaliou a execução do projeto como uma iniciativa de despertar nos alunos o conhecimento voltado para o empreendedorismo. “A parceria estabelecida entre Sebrae e a Prefeitura deixa um legado positivo no processo de formação na educação. “O resultado é satisfatório e acredito que vai muito além da realidade dentro da sala de aula. O empreendedorismo é uma atividade importante, faz parte da realidade econômica e que precisa ser despertada desde cedo nas pessoas, essa foi uma ação de sucesso graças ao empenho e dedicação de toda a comunidade escolar, gratidão a todos os servidores envolvidos”.
“Eu achei muito bacana, além de ser uma experiência nova, foi divertido trabalhar em equipe, nós aprendemos sobre a conquista de arrecadar nosso próprio dinheiro, e conseguimos o suficiente para a ida ao cinema”, contou o aluno Guilherme Rodrigues Nunes Pereira
De acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo de Azevedo, o programa busca sobretudo levar aos alunos a cultura empreendedora. “O JEPP tem a proposta de trazer aqui para Aracruz, assim como para outras cidades do Espirito Santo, um ensino para que os professores possam levar aos alunos a cultura do empreendedorismo, principalmente focado no comportamento empreendedor. Como esse estudante pode se tornar um cidadão que sabe dos seus direitos, sabe dos seus deveres e consegue estabelecer um sonho, um objetivo e percorrer atrás desse objetivo. É de uma maneira divertida que se aprende a empreender e quem sabe no futuro teremos aqui em Aracruz excelentes profissionais, empresários gerando emprego e renda para a nossa cidade”.
A pedagoga da EMEF José Mambrini, Marlem Fabiane Miossi Quindeler disse que o projeto foi desenvolvido para um total de 44 alunos, nas turmas do 4º e 5º ano da Escola José Mambrini, “ foi um projeto de muito aprendizado oportunizando os alunos aprenderem sobre os conhecimentos relacionados a compreensão de conceitos e valores financeiros presente na vida pessoal e familiar das crianças. Durante o desenvolvimento do projetos os alunos aprenderam sobre os princípios do empreendedorismo, a importância da sustentabilidade, e como pequenas ações podem gerar grandes impactos positivos na comunidade. E através do projeto a escola organizou uma feirinha, com cardápio de doces e salgados, e o resultado do dinheiro arrecadado nos vamos fazer a festinha de fim de ano com eles”.
O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, afirma a importância de incentivar o espírito empreendedor desde cedo. “O JEPP é mais do que um programa educacional, é um catalisador de habilidades e visões empreendedoras em jovens estudantes, preparando-os para um futuro brilhante no mundo dos negócios. A Feira é o resultado desse esforço conjunto e foi um evento inesquecível nas escolas”.
O Sebrae demonstra por meio do programa que a Educação Empreendedora traz uma abordagem inovadora e desempenha um papel fundamental no enriquecimento educacional, começando desde a infância. Sua ênfase vai além do desenvolvimento de habilidades comerciais, abrangendo a formação de cidadãos capazes de mediar conflitos, compreender suas próprias necessidades e as dos outros, identificar desafios e buscar soluções que promovam uma vida mais gratificante e saudável. A Educação Empreendedora, assim, não apenas prepara para o sucesso profissional, mas também molda indivíduos que contribuem de maneira positiva para a sociedade, capacitando-os a enfrentar os desafios do mundo com uma mentalidade proativa e construtiva.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui