Gestantes em situação de vulnerabilidade recebem kits maternidade

Gestantes em situação de vulnerabilidade recebem kits maternidade

Cerca de 750 kits foram entregues em 2024

A distribuição gratuita de kits maternidade para gestantes em situação de vulnerabilidade é uma ação imprescindível que demonstra o compromisso de proteção social e cuidado com o bem-estar das famílias. Essa iniciativa visa garantir que todas as gestantes que mais precisam, tenham acesso a itens essenciais para o cuidado com o bebê e a mãe, promovendo um ambiente mais seguro, saudável e acolhedor durante esse momento tão importante.

Ao oferecer esses kits, a Prefeitura de Aracruz reforça seu compromisso com políticas públicas que valorizam a vida, a saúde e a dignidade das mulheres e de seus filhos, contribuindo para a redução de desigualdades e promovendo a equidade no acesso a direitos básicos, além de fortalecer o vínculo familiar e social.

A distribuição dos kits realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDS) é voltada para as gestantes que realizam o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e são acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). No ano passado (2024) foram entregues 750 kits. A previsão deste ano como no ano passado é de atender todas as gestantes em situação de vulnerabilidade.

Os Kits contemplam as gestantes com mantas, toalha fralda, toalha com capuz, cueiros, jogos de lençol, fralda tecido, fralda, banheira, sabonete, meias de algodão, sapatos em lã, luvas, panos de boca, conjuntos pagão, macacão, entre outros.

A secretária da SEMDS, Rosilene Filipe, comentou sobre a política pública para as futuras mães.

“A entrega dos kits faz parte das ações continuadas da rede de proteção social do município. Por meio dos CRAS, acompanhamos cada gestante com atenção, garantindo o acesso a benefícios eventuais e fortalecendo o vínculo com os serviços socioassistenciais. Esse equipamento social não é apenas sobre objetos; é uma porta de entrada para o cuidado integral com a mulher e sua família”.

Já o médico e prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, falou sobre o aspecto humanista da ação.

“Cada kit entregue carrega muito mais do que o material propriamente entregue, leva esperança, carinho e segurança para essas mulheres que estão vivendo um dos momentos mais especiais de suas vidas. Cuidar das nossas gestantes é garantir um futuro mais justo e acolhedor para todos”.

A distribuição gratuita de kits maternidade para as mães que mais precisam é uma expressão concreta do compromisso da atual gestão de proteger e promover o bem-estar das famílias mais vulneráveis, garantindo que todas tenham condições dignas de receber seus filhos com amor, segurança e esperança de um futuro melhor.