Imetame Logística Porto já tem mais de um terço da sua estrutura preparada para receber os primeiros navios

Imetame Logística Porto já tem mais de um terço da sua estrutura preparada para receber os primeiros navios

Com um terço da chamada ‘fase enxuta’ concluído, o Imetame Porto Aracruz se prepara para receber os primeiros grandes navios no segundo semestre de 2025 e previsão de ficar pronto em 2026.

“Para o início da operação teremos a capacidade de atender alguns tipos de navios. Já adquirimos um outro equipamento que chega ao Brasil em 2025 para completar a dragagem, além da área de atracação, também dos canais de acesso para aprofundamento a 19 metros”, comenta Anderson Carvalho.

O investimento é de R$ 1,7 bilhão e segundo informou o diretor de Operações a um site de Vitória, Anderson Carvalho, a procura de empresas para exportação e importação já é considerável e as primeiras cartas de intenção já foram assinadas.

A dragagem já atingiu a profundidade de 12 metros. Outras duas frentes de obras estão em fases mais iniciais, ainda em etapa de aceleração. Uma delas é a construção do cais para atender os terminais de contêineres e carga geral. Na fase enxuta, o porto terá 400 metros de cais e na conclusão da primeira fase, 750 metros. O plano é que ao fim de todas as etapas de desenvolvimento o cais tenha 1,1 km de extensão.

O concreto e pilares pré-moldados utilizados nessa área também são fabricados pela própria Imetame. A outra etapa em ramp-up é a construção da retroárea, que inclui estruturas como os acessos, cabeamentos, pátio e outros. O porto atraiu interesse de armadores que planejam enviar grandes navios em 2026 e já está em negociações avançadas para a movimentação de contêineres. Existe procura de segmentos como siderurgia, mineração, rochas, granéis, petróleo e outros, diz Anderson Carvalho.

Fonte: Folha Litoral