Incaper, 69 anos de inovação e sustentabilidade presentes em todos os municípios capixabas

Incaper, 69 anos de inovação e sustentabilidade presentes em todos os municípios capixabas

Incaper é referência nacional e internacional em resiliência climática e conilon

Neste domingo (16), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) celebra 69 anos de uma história dedicada ao desenvolvimento sustentável da agricultura e à melhoria da qualidade de vida no meio rural do Espírito Santo. Vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Incaper é referência nacional e internacional em ciência, tecnologia e inovação aplicadas ao campo.

Sua importância reside na atuação integrada em três pilares: pesquisa agropecuária, assistência técnica e extensão rural. Essa sinergia traduz-se em conhecimento e tecnologias que chegam diariamente às propriedades rurais, impulsionando a produtividade, a renda da agricultura familiar e a sustentabilidade ambiental.

Parabenizando a instituição, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli declarou.

“Parabenizo o Incaper pelos seus 69 anos de história, dedicação e contribuição ao desenvolvimento do Espírito Santo. O trabalho do Instituto está presente no dia a dia do produtor capixaba, impulsionando a inovação, fortalecendo cadeias produtivas e promovendo a sustentabilidade no campo. É graças ao empenho de seus pesquisadores, extensionistas e equipes de apoio que o nosso Estado se destaca em diversas áreas do agro. O Governo do Estado reconhece e valoriza essa trajetória”.

A diretora administrativa-financeira do Incaper, Edna Totola, celebrou o Instituto reafirmando sua identidade como instituição pública comprometida com a ciência e o desenvolvimento rural.

“O Incaper é uma instituição construída por pessoas que acreditam no serviço público e na transformação do campo. Olhar para essa história de tantas contribuições e, ao mesmo tempo, ver que os resultados continuam chegando às famílias agricultoras nos motiva a aprimorar nossa gestão continuamente e apoiar com afinco cada um dos nossos projetos dedicados a transformar o campo capixaba”.

O Incaper se destaca por ser um motor de inovação, com foco na resiliência climática e na sustentabilidade da produção. A instituição investe continuamente em pesquisa aplicada, gerando conhecimento que transforma as principais cadeias produtivas do Estado.

Destaques em Pesquisa e Inovação:

Dentre os destaques em pesquisa e inovação estão os Programas de Melhoramento Genético do Café Conilon, Novas Cultivares de Café Arábica, Biotecnologia e Bioinsumos e Agroclima e Resiliência.

Segundo o diretor-técnico, Antonio Elias Souza da Silva, o Incaper segue as tendências mundiais em suas pesquisas e projetos.

“O Incaper tem atuado de forma alinhada às principais tendências mundiais, como bioinsumos, biotecnologia, agricultura digital, sustentabilidade e agricultura de baixo carbono. Nosso objetivo é garantir que o Espírito Santo esteja preparado para os desafios e oportunidades das próximas décadas”.

A força do Incaper reside não apenas na qualidade de suas pesquisas, mas também na sua vasta capilaridade e no alcance de seus serviços. O Instituto está presente em todos os municípios capixabas, levando conhecimento diretamente ao produtor.

Atualmente trabalham no instituto 34 pesquisadores ativos próprios e 12 em parcerias, dos quais 4 pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

São mais de 39.219 beneficiários, sendo a grande maioria trabalhadores da Agricultura Familiar e do setor agropecuário.

Ao todo são aproximadamente 77 projetos em execução, com foco em desenvolvimento de soluções para as cadeias prioritárias do ES.

A atuação integrada dos pesquisadores, extensionistas e equipes de apoio é o que garante que o Espírito Santo se destaque em diversas áreas do agro. A modernização contínua da estrutura e o reforço das equipes, conforme destacado pela diretoria, visam ampliar as entregas e sustentar essa trajetória de sucesso nas próximas décadas.