Investimentos isentos de tributos, favoritos na classe média, passarão a ter cobrança de impostos

A governo anunciou que diversos investimentos de renda fixa, favoritos da classe média, vão passar a sofrer tributação de 5% de Imposto de Renda. Atualmente, esses investimentos não possuem cobrança de imposto.
Os investimentos que passarão a ser tributados incluem LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito de Agronegócio); Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis de Agronegócio (CRA); e debêntures incentivadas ligadas a projetos de infraestrutura.
A proposta de tributação foi apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como alternativa ao aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). O fim da isenção vale somente para novas aplicações. Segundo a Agência Folha, ele passa a valer a partir de janeiro de 2026.
O pacote de tributação inclui também os criptoativos, como moedas digitais. É o caso de bitcoin e de etherium. Haverá também aumento de imposto sobre apostas esportivas. Os detalhes serão apresentados somente após reunião com o presidente da República.
(Fonte: Agência Press, A Tribuna. Imagem: Valter Campanato / Agência Brasil)

Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo desde 1994. Programador de computadores, autor de diversos “softwares” dedicados à área jurídica, cedidos gratuitamente a diversos Tribunais do Brasil. Articulista de diversos jornais com artigos publicados também em outros países, como Suíça, Rússia e Angola.