Melhoria da Qualidade de Vida e Segurança em Aracruz com Obras de Drenagem
Obras de drenagem e infraestrutura promovem qualidade de vida, contribuem para a preservação do meio ambiente, oferecem melhores condições de mobilidade, além de garantir um eficiente escoamento das águas pluviais, minimizando os impactos das chuvas intensas e em muitos casos sanando alagamentos. Com esse objetivo, a Prefeitura de Aracruz, desde o início da gestão, tem realizado esses serviços, contemplando 33 quilômetros de obras de drenagem, num investimento de mais de R$ 50 milhões.
Estão em andamento as obras de macrodrenagem da Grande Bela Vista, que vão contemplar os bairros Bela Vista, Segatto, Fátima, Clemente e Portelinha, beneficiando aproximadamente 38 mil pessoas. Outra obra muito esperada é a de infraestrutura de ruas de Vila do Riacho que contempla aproximadamente 20 quilômetros com drenagem e pavimentação das vias do bairro.
O Centro Empresarial Guilherme Devens, também conhecido como Polo Industrial, está recebendo os serviços de rede de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação e sinalização, beneficiando diversas empresas instaladas e em funcionamento. Também estão recebendo obras de drenagem ruas dos bairros Guaxindiba e Vila Nova e do distrito de Jacupemba.
A obra de infraestrutura na região da rodoviária e Praça da Paz, que contempla os bairros Vila Rica, Centro e parcialmente o bairro Bela Vista, darão fim aos alagamentos que ocorrem na região, em períodos de chuva. A obra também vai melhorar toda parte de esgotamento sanitário na região, uma vez que estão sendo executados dois quilômetros de drenagem.
Já foram concluídas no município as obras de infraestrutura do bairro Santa Rita, em Jacupemba; pavimentação e drenagem do acesso à Capela Mortuária, no bairro Jardins; infraestrutura do Loteamento Clevi Testa; reabilitação e revitalização de ruas nos bairros Vila Nova e Guanabara. Também já foram entregues os serviços de reabilitação e revitalização de vias em Barra do Riacho e a infraestrutura para implantação de galeria no Córrego São José, em Jacupemba.
Na última semana foi entregue a comunidade, a obra de infraestrutura da rua Emílio Rangel e ruas adjacentes. Um investimento de R$ 3,9 milhões que contemplou os serviços de pavimentação, drenagem, urbanização, sinalização, segurança viária e iluminação pública.
“Temos buscado soluções para os desafios enfrentados com chuvas fortes em um período curto de tempo e a ausência de um sistema adequado em alguns bairros, o que ocasionava muitos alagamentos, mas estamos avançando em importantes serviços que resolverão os problemas crônicos”, relatou o secretário de Obras e Infraestrutura, Rafael Borgo.
O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, explica que muitas dessas obras são esperadas por décadas na cidade. E mesmo sendo necessárias, muitos governos não fizeram, pois ficam embaixo da terra. “Tem administrações que preferem construir pontes e prédios. Mas nossa gestão entende que o direito do cidadão também passa por obras ‘invisíveis’, que poucos veem e sabem. Daí a importância de mostrarmos que estamos trabalhando arduamente para evitar os transtornos causados por falta de serviços de drenagem. Nosso trabalho está pautado na humanização e na qualidade de vida dos aracruzenses”, frisou o prefeito.
Fonte: Folha Litoral
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.