Milhares de alunos participam da Maratona Cactus de Matemática nesta quarta (7), em Aracruz

Milhares de alunos participam da Maratona Cactus de Matemática nesta quarta (7), em Aracruz

A Olimpíada Cactus de Matemática acontecerá nesta quarta-feira (7) no município de Aracruz. Na ocasião, 1.135 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino realizarão a prova nesta etapa municipal, a ser aplicada em turmas do 5º ao 9º ano. A avaliação acontecerá no mesmo horário e dia, na própria escola em que o estudante está matriculado.

“Será um dia muito especial em que o aluno participa e resolve as questões e desafios dessa Olimpíada de Matemática Municipal. Em 2023 Aracruz se tornou uma das cidades líderes em participação. Essa parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) e a Maratona Cactus motivou nossas crianças e adolescentes, potencializando-os a estudarem cada vez mais e promovendo um diferencial na vida de cada um”, destacou a Coordenadora do Projeto Cactus no município, a professora Helania Mara Grippa Rui.

Para o professor do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Paulo Freire, Wellington Devens do Nascimento, essa parceria tem trazido mais do que conquistas de medalhas. “A participação de nossa escola na Olimpíada Cactus vai além da conquista de medalhas, premiações ou algum tipo de certificado. Toda competição proporciona ao estudante a possibilidade de aumentar seus conhecimentos e técnicas, sendo muito importante para construção de uma aprendizagem significativa”, disse.

Já a aluna do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, Jhulia da Silva Loureiro, afirmou que a Maratona Cactus torna os estudos em matemática mais prazerosos. “Eu participo desde o ano passado do Projeto Cactus, o que tem me ajudado muito a desenvolver o raciocínio e aprender determinados conteúdos. Também posso dizer que os professores são muito bons, o que faz com que a matemática seja mais fácil e prazerosa de aprender”.

A Cactus é uma ONG que busca, por meio da educação e da criação de uma cultura de protagonismo, transformar a vida de todos que têm oportunidade de viver essa experiência, promovendo oportunidades para jovens do ensino público brasileiro, visando o desenvolvimento deles e agregando valor à sociedade.

Fonte: Prefeitura de Aracruz