Projeto municipal desperta a consciência ambiental em estudantes

Projeto Rio Doce Escolar visita a Estação Biológica Marinha Augusto Ruschi
Promover a conscientização ambiental para crianças e adolescentes é essencial para garantir um futuro mais sustentável e saudável para todos. Um exemplo inspirador é a experiência vivenciada pelas crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tia Anastácia, que participaram de uma visita à Estação Biológica Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), em Santa Cruz. A atividade faz parte do Projeto Rio Doce Escolar, da Prefeitura de Aracruz, e foi uma oportunidade única de contato direto com a natureza.
A EBMAR é uma reserva natural, dedicada a pesquisas, cultura e educação, fundada em 14/07/1970 pelo cientista Augusto Ruschi, Patrono Nacional da Ecologia, e é legalmente constituída como um Instituto de caráter socioambiental sem fins lucrativos.
Durante a visita, uma aula prática de campo, os pequenos exploradores percorreram trilhas monitoradas por trechos de praia, restinga e floresta, aprendendo na prática sobre os diferentes ecossistemas, a importância das algas, das margens costeiras, manguezais e da biodiversidade marinha. Essas experiências in loco, ajudam as crianças a entenderem com mais facilidade como os ambientes naturais funcionam e a importância de preservá-los.
A diretora da escola, Rosieli Merotto, que também é pesquisadora do Projeto Rio Doce Escolar, juntamente com as professoras do Grupo V, destacaram a importância de utilizar espaços de educação não formal, como a Estação Biológica, para tornar o aprendizado mais vivo, prático e transformador. Eles ressaltam que ensinar as crianças a valorizar e cuidar do meio ambiente desde cedo é uma forma de formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com a preservação dos recursos naturais.
Sobre a aula de campo a diretora comentou.
“Nossos estudantes exploradores tiveram uma oportunidade única de vivenciar um contato direto com a natureza. Desta forma, eles puderam aprender sobre a biodiversidade local e a importância de preservar nossos rios e mares. Posso afirmar também que essa iniciativa capacita os educadores a enxergar a comunidade como um espaço vivo de aprendizagem, promovendo uma conexão educativa e significativa entre as crianças e suas vivências diárias”.
Ao proporcionar esse tipo de vivência, estamos fortalecendo a conexão das crianças com a natureza, despertando nelas o amor pelo meio ambiente e a compreensão de que todos têm um papel importante na conservação do planeta. Investir na educação ambiental é investir em um futuro mais sustentável, onde as novas gerações possam valorizar e proteger nossas reservas biológicas, rios, mares e toda a biodiversidade que nos cerca.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.