Mutirão de Aracruz une renegociação de dívidas e serviços de cidadania

Mutirão ocorre entre os dias 29/09 à 03/10 na Câmara Municipal
Começa hoje dia 29 o Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania em Aracruz, promovido pelo Procon em parceria com as secretarias de Saúde (Semsa) e Transformação Digital (STD). A iniciativa visa o resgate da dignidade e na promoção da estabilidade financeira da população. A ação, que acontecerá de 29 de setembro a 3 de outubro, das 9h às 17h, na Câmara Municipal.
É de extrema importância os mutirões de renegociação, onde o endividamento atinge milhões de brasileiros. Dados recentes mostram a dimensão do problema no país, com milhões de pessoas em situação de inadimplência, e um alto percentual de famílias endividadas, sendo que a maior proporção está justamente entre as famílias de menor renda.
A mobilização de Aracruz, ao reunir diversos parceiros e focar na população vulnerável, é um excelente exemplo de como a colaboração interinstitucional e o foco no cidadão são a chave para a transformação social.
De acordo com Marcela Rocha Alves, coordenadora executiva do Procon, o encontro é um convite direto à população para que aproveite essa oportunidade de ter um acesso direto e seguro a soluções financeiras e a serviços essenciais.
“A princípio seria só um mutirão de renegociação, mas vimos que as pessoas queriam mais e então aderimos a cidadania junto, e ai começamos a convidar o Sesi/Senai, as secretarias Semsa, STD, OAB, Promotoria pública, Defensoria pública que são os parceiros principais e todas as outras pessoas que irão prestar algum tipo de serviço, os bancos, Saae, Cesan e setor de identidade. Pretendemos atingir um grande público com essa ação, vamos ajudar a população a ter um acesso direto e seguro”.
Serviços oferecidos nos mutirões:
- Resgate Financeiro e Nome Limpo: Permitem que os cidadãos renegociem débitos com descontos significativos em juros e multas, e prazos ampliados, possibilitando a limpeza do nome e o retorno ao mercado de crédito. A renegociação é um passo essencial para que as famílias possam retomar o controle de seu orçamento e planejar o futuro.
- Promoção da Cidadania e Acesso a Direitos: Ao incluir serviços de cidadania e orientação jurídica, como em Aracruz (em parceria com Semsa, STD, OAB, Promotoria e Defensoria Pública), o mutirão oferece um atendimento multidisciplinar. Não se trata apenas de resolver o problema financeiro, mas de garantir que a população, sobretudo a em situação de vulnerabilidade social, tenha acesso a direitos básicos, como serviços de saúde (Semsa), digitais (STD) e documentos de identidade.
- Orientação Jurídica Especializada: A presença de órgãos como a OAB, Promotoria e Defensoria Pública garante que os acordos sejam feitos de maneira segura e legal, orientando os consumidores sobre seus direitos e deveres e prevenindo futuras situações de endividamento.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.