Nova barragem garante segurança hídrica em Guaraná

Comunidade de Três Irmãos do Jequitibá foi a nova contemplada
As barragens hídricas são essenciais, não só para o fornecimento de água para a comunidade e animais, mas também para a irrigação, controle de enchentes, lazer dos habitantes locais e principalmente, segurança hídrica em tempos de estiagem.
Nessa perspectiva a Prefeitura de Aracruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAP), do Programa Municipal de Construção de Pequenas Barragens Rurais, apoiado pelo ProAgri e a comunidade local, a barragem de Três Irmãos do Jequitibá, em Guaraná, foi recentemente inaugurada.
A barragem conta com uma área de lâmina d’água de 1,85 hectares e capacidade de armazenamento de mais de 30 mil metros cúbicos de água, sendo fundamental para melhorar a qualidade de vida e produção na região. A obra irá ajudar no cultivo agrícola, na irrigação, na criação de animais e até na piscicultura. Além disso, é uma grande aliada na preservação de nascentes, e em períodos de pouca chuva, quando a água fica mais escassa, garante o abastecimento da comunidade.
Para as famílias que vivem na região, como a de Ana Paula Malovini Favalessa, a barragem faz toda a diferença.
“Durante o período de seca, nosso poço artesiano, que costumava fornecer 40 mil litros de água, chegou a apenas 10 mil. Com a barragem, poderemos armazenar mais água e garantir que o poço recupere sua capacidade, o que vai fortalecer nossa produção e nos trazer mais segurança no dia a dia”.
Investir em barragens é investir na sustentabilidade ambiental e no bem-estar das famílias do campo. O projeto contou com um investimento de mais de R$ 72 mil, com a grande parte financiada pela Prefeitura e a contrapartida dos produtores rurais, referente a 50% do custo do diesel para os maquinários, conforme Lei n.º 3021/2007, do Proagri.
De acordo com o secretário da SEMAP, Almir Viana, essa iniciativa faz parte de um esforço maior do município de ampliar o número de barragens construídas por ano, promovendo mais qualidade de vida, segurança hídrica e incentivo à produção agrícola sustentável.
“A agricultura merece atenção especial, e graças à existência de uma lei municipal conseguimos colocar em prática iniciativas como essa. Precisamos tratar a questão da água com sensibilidade e responsabilidade, pois ela é essencial para garantir a sustentabilidade da produção rural e o desenvolvimento do nosso município”.
Para o prefeito Drº Coutinho, essa ação reforça o compromisso de cuidar do meio rural e garantir que as famílias tenham acesso à água de forma segura e responsável.
“A construção de pequenas barragens representa muito mais do que infraestrutura rural, é cuidado com as famílias do campo, é garantia de segurança hídrica e incentivo à produção agrícola. Estamos investindo em ações que promovem desenvolvimento sustentável e dão condições reais para que o produtor rural possa crescer, produzir e viver com dignidade”.
Jeesala Coutinho, secretária de Gestão Estratégica, abordou sobre a importância do fortalecimento do setor agrícola em Aracruz.
“A agricultura merece atenção especial, e graças à existência de uma lei municipal conseguimos colocar em prática iniciativas como essa. Precisamos tratar a questão da água com sensibilidade e responsabilidade, pois ela é essencial para garantir a sustentabilidade da produção rural e o desenvolvimento do nosso município”.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.