Papo de Responsa: estudantes das Escolas da Rede Municipal de Ensino começam a receber orientações

Papo de Responsa: estudantes das Escolas da Rede Municipal de Ensino começam a receber orientações

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Academia de Polícia Civil do Espírito Santo – Núcleo de Prevenção – Segurança Cidadã; Juventude, Cultura e Paz (ACADEPOL), deu início nesta semana, às primeiras ações do programa de prevenção Papo de Responsa.

Nesta quarta-feira (19), sob a coordenação do Delegado e diretor da ACADEPOL, Dr. Robson, os agentes de segurança pública estiveram na Emef Placidino Passos, Polivalente, e no CMEBTI Esther Santos do Nascimento, em Santa Rosa, propondo uma reflexão sobre várias temáticas importantes, entre elas o bullying, as drogas, o preconceito e a empatia. Já nesta quinta-feira (20), será a vez da Emef Prof. Maria Inês Della Valentina, Jacupemba.

O Papo de Responsa é desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental 2 (8º e 9º anos), por meio de um cronograma pré-estabelecido pela própria Polícia Civil. As ações continuarão até o final do ano letivo, levando muita informação e conhecimento aos adolescentes. “Em novembro deste ano iremos completar 11 anos de atividades desse importante programa em nossa cidade, que tem e muito nos ajudado a instruir os alunos, passando a eles, muito conhecimento. Por isso, queria agradecer o empenho dos agentes envolvidos, e afirmar que a Semed sempre apoiará esta questão”, ressaltou a técnica e pedagoga, Giucirlene Pereira de Bortoli.

O programa funciona em etapas, sendo que no primeiro ciclo, denominado “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.