Porto da Imetame é o futuro de Aracruz chegando pelo mar

O futuro de Aracruz está vindo pelo mar. E ele tem nome e sobrenome: Porto da Imetame. Um gigante que já ergue suas estruturas no litoral norte e que, quando ficar pronto, vai mudar o mapa logístico do Espírito Santo e a vida de muita gente aqui.

Hoje, mais de 60% da obra já está concluída, e a previsão é que os primeiros navios atracem no meio de 2026. Mas não estamos falando de navios pequenos! o porto terá calado de 17 metros, permitindo receber embarcações gigantes, que poderiam carregar mais de 10 mil carros de passeio de uma só vez.

Para vocês terem uma ideia, cada navio que passar por aqui vai equivaler a dezenas de caminhões nas estradas, diminuindo custos, trânsito e tempo de transporte.
O investimento total é de R$ 2,7 bilhões, e a infraestrutura do porto é completa: terminais para contêineres, grãos, granéis líquidos e carga geral, pátio de armazenagem, cais de atracação de múltiplos navios e equipamentos de última geração.

A localização estratégica, às margens da ES-010, com fácil acesso à BR-101 e futura integração à malha ferroviária, torna o porto um verdadeiro corredor logístico nacional.
Além disso, o Porto da Imetame está diretamente ligado à futura Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, um espaço especial que vai atrair indústrias, reduzir custos de exportação, gerar empregos e abrir novas frentes de negócios. Para entendermos melhor, a cidade vai deixar de ser apenas a produtora e passar a ser ponto de partida para o mundo. Isso é gigante de mais!
A expectativa é de milhares de empregos diretos e indiretos, tanto na fase de construção quanto na operação, movimentando não só trabalhadores do porto, mas também transporte, hotelaria, comércio, serviços e até agricultura, que terá novos canais de exportação.
Mas por trás de todo esse projeto está quem conhece bem Aracruz e suas necessidades: Etore Cavallieri, fundador da Imetame. Etore começou sua trajetória como torneiro mecânico e, em 1980, fundou a Imetame Metalmecânica em um pequeno galpão de 50 m² em Aracruz.

Com visão empreendedora e muita determinação, ele transformou a empresa em uma gigante de 412.200 m², com mais de 3.000 colaboradores e atuação em todo o país.
Ao lado dele, Ana Maria Cometti Cavallieri sempre foi uma parceira fundamental, apoiando a empresa e a família, contribuindo para que o sonho se tornasse realidade. Hoje, Etore e Ana Maria comandam ações sociais de resgate de crianças e adolescentes, ajudam projetos comunitários, culturais e esportivos em Aracruz, muitas vezes de forma discreta sem permitir divulgações de suas ações.

O Porto da Imetame supera a magnitude de todo concreto que vemos ao passar pela rodovia, com guindastes e cais. Hoje, sua mateirização transforma Aracruz em protagonista no cenário logístico e econômico nacional. É a prova de que quando se une visão empresarial, orgulho local e compromisso social, o resultado é algo que muda destinos.

E quando esse porto começar a operar, logo no próximo ano, veremos a olhos nus o futuro de Aracruz chegando pelo mar — e partindo para o mundão!
Confira esses dados completos do Porto da Imetame:
- Investimento total: R$ 2,7 bilhões
- Calado: 17 metros (navios de grande porte)
- Tipo de cargas: contêineres, grãos, granéis líquidos e carga geral
- Área total: 412.200 m²
- Capacidade operacional: múltiplos terminais especializados, navios de grande porte
- Empregos: milhares diretos e indiretos
- Previsão de início das operações: meados de 2026
- Integração logística: ES-010, BR-101 e futura ferrovia
- Zona de Processamento de Exportações (ZPE): redução de custos, atração de indústrias, aumento da competitividade do Espírito Santo
💡Comparação prática: cada navio que chegar ao porto poderá carregar o equivalente a dezenas de caminhões, o que representa mais eficiência, menos trânsito e menor custo de transporte, beneficiando toda a região.

Profissional de jornalismo e comunicação com forte experiência em marketing político e estratégico, consultoria legislativa e assessoria jurídica. Com experiência em criação de conteúdo.