Praça Fruta Pão em Barra do Riacho recebe Festival de Cinema
Evento começa na sexta 10 de outubro
Os festivais de cinema, especialmente aqueles que oferecem programação gratuita para populações mais carentes, como o 11º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Cine.Ema), representam muito mais do que simples eventos de entretenimento. Eles são pontos vitais de acesso à cultura, formação de público, estímulo à cidadania e inclusão social em um país onde a desigualdade no acesso a bens culturais, como as salas de cinema, ainda é um grande desafio.
Enquanto grandes metrópoles concentram a maior parte das salas de exibição, muitas cidades e, principalmente, bairros de periferia, ficam de fora desse circuito. Dados sobre a distribuição de salas no Brasil indicam uma concentração em áreas de maior renda e capitais, deixando vastas regiões e populações sem o contato direto com a sétima arte. É nesse cenário que festivais itinerantes e gratuitos se tornam ferramentas de democratização, levando a experiência da tela grande e o debate que ela proporciona a lugares que, de outra forma, jamais a teriam.
Ao transformar a Praça do Fruta Pão, em Barra do Riacho, Aracruz, em uma grande sala de cinema, o Cine.Ema cumpre um papel fundamental de ocupação de espaços públicos com arte e cultura. Essa iniciativa não apenas rompe a barreira econômica do ingresso, mas também a barreira geográfica e social, inserindo o cinema na rotina da comunidade.
Os festivais que priorizam a temática socioambiental, como o Cine.Ema, com suas exibições de filmes nacionais que retratam a diversidade cultural e os desafios ambientais brasileiros, geram um impacto profundo.
A realização desses eventos, com o patrocínio de empresas como Grupo Águia Branca e Suzano, além do apoio da Prefeitura de Aracruz e a chancela do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, demonstra a importância da união entre poder público, iniciativa privada e produção cultural para garantir que o acesso ao cinema seja um direito de todos, e não um privilégio de poucos.
Com a combinação de exibição de filmes, música com Trio Maracá e contação de histórias com o Palhaço Passarim, o Cine.Ema transforma a cultura em um evento popular, familiar e inclusivo, reafirmando o cinema como uma poderosa ferramenta de transformação e celebração da vida comunitária.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA QUE É GRATUITA:
DIA 10 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)
Local: Praça do Fruta Pão, Barra do Riacho, Aracruz;
Sessões de Cinema: 9h30, 10h30, 15h, 16h10, 17h20;
19h: Apresentação musical com Trio Maracá.
DIA 11 DE OUTUBRO (SÁBADO)
Local: Praça do Fruta Pão, Barra do Riacho, Aracruz
Sessões de Cinema: 17h10, 18h
19h: Espetáculo “As Fantásticas Histórias Mágicas” com Palhaço Passarim
OFICINAS (6 A 10 DE OUTUBRO)
Horário: 7h às 11h
Oficina de Fotografia (20 vagas)
Oficina de Vídeo (20 vagas)
Local: EEEFM Caboclo Bernardo
Público: Estudantes da escola

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.



