Prefeitura de Aracruz apresenta Plano Estratégico para os próximos 10 anos

Projeto envolve Civis, Prefeitura e Fundação Cabral
Visando um crescimento ordenado, mais robusto e sustentável, a Prefeitura de Aracruz em conjunto com a sociedade civil organizada, permitindo a participação da população com ideias e estabelecendo suas prioridades, e a Fundação Dom Cabral, elaboraram o Planejamento Estratégico 2025-2035.
O Planejamento surge para estabelecer diretrizes mais claras, alinhando os objetivos de curto, médio e longo prazo com as necessidades dos munícipes. Durante o estudo foi analisado o contexto atual, identificando as principais oportunidades e desafios do município.
O Plano é de suma importância, pois demonstra aos investidores externos e internos o compromisso da administração pública com o desenvolvimento do município, atraindo assim mais investidores e recursos. Com a atração de novos investidores e com a chegada de suas industrias, comércios e serviços, a arrecadação aumenta, possibilitando a melhoria e o aumento dos serviços que são prestados aos munícipes.
A Fundação Dom Cabral (FDC) está entre as 10 melhores escolas do mundo, de acordo com os rankings de educação executiva do conceituado jornal Financial Times dos Estados Unidos. Com mais de 47 anos de existência a FDC é uma escola de negócios que oferece o que há de mais inovador por meio de Soluções Educacionais sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede permite o acesso a modernas ferramentas de gestão de negócios e pública, e a geração conjunta de conhecimento.
A nova proposta da Prefeitura não se limita à criação ou extinção de cargos públicos, ou a alteração das nomenclaturas dos cargos. Muito além disso é uma reforma ampla e estratégica, que irá ampliar a eficiência dos serviços públicos, aprimorar a destinação dos recursos e aumentar a transparência nas ações do executivo.
De acordo com o escritor aracruzense, Rogério Sarmenghi, que participou do projeto, o planejamento é essencial para que a cidade cresça de forma ordenada. “Foi uma satisfação participar da elaboração do Planejamento Estratégico do município, pensando nos próximos dez anos. Desde o início percebi a seriedade na condução desse processo, seriedade essa que é a marca da gestão. Tudo que fazemos na vida precisa ser de forma planejada e, neste caso, na abrangência como foi elaborado, vai fazer com que Aracruz esteja preparada para o crescimento econômico e social que já está aí”, comentou.
Dora Maria Castoldi, representante da classe empresarial comentou que sua participação nas etapas do Planejamento foi uma experiência desafiadora e extremamente enriquecedora. “Conciliar as atividades e rotinas empresariais com a elaboração do planejamento, exigiu de todos nós dedicação extra. No entanto, cada momento valeu a pena. A troca constante de ideias com diversos atores foi muito gratificante e importante. A divergência existente durante o processo contribuiu para soluções mais robustas. A metodologia proporcionou para todos nós liberdade, respeito e imparcialidade. O sentimento é de dever cumprido e acredito que trará mais qualidade de vida, desenvolvimento e crescimento invejável”, relatou.
Para o Prefeito Dr. Coutinho o plano é fundamental e dará um norte para a otimização da administração pública. “Estamos vivendo um momento único em Aracruz, com um crescimento econômico significativo e novas oportunidades surgindo a cada dia. No entanto, para que esse desenvolvimento ocorra de forma organizada e beneficie todos os cidadãos, precisamos de uma gestão mais moderna, ágil e com eficácia. O Planejamento Estratégico 2025-2035 é um passo fundamental nessa direção. Ele não apenas atualiza nossa administração para os desafios atuais, mas também garante que estejamos preparados para o futuro. Queremos que a população sinta, na prática, os resultados dessa modernização, com serviços públicos de qualidade e um governo cada vez mais próximo das pessoas”, disse Coutinho.
Em seu pronunciamento a Secretária de Governo, Jeesala Coutinho, abordou sobre a futura reforma administrativa do município. “Nossa visão é transformar a gestão pública de forma sustentável e tecnológica para colocar o cidadão no centro das nossas ações. Sabemos que a demanda por serviços públicos tem aumentado e, por isso, estamos trabalhando para enfrentar esses desafios. Com o apoio de todos – prefeitura, sociedade civil e nossos servidores – estamos construindo uma gestão mais transparente, eficiente e humana, que já é perceptível no dia a dia. Essa modernização é fundamental para garantir que Aracruz continue crescendo, assegurando qualidade de vida para todos os cidadãos. Não se trata apenas de uma questão técnica ou burocrática, mas de cuidar melhor de quem vive aqui, ouvindo as necessidades da população e agindo com responsabilidade e humanidade. Nosso maior objetivo é garantir que esse crescimento seja justo, inclusivo e sustentável para todos”, concluiu.
Em resumo o Planejamento Estratégico de Aracruz é essencial para o município, pois proporciona uma visão clara e precisa do futuro, orientando os gestores públicos a quais caminhos percorrerem, promovendo um desenvolvimento ordenado e sustentável, beneficiando todos os cidadãos do município.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.