Prefeitura de Aracruz inova com a Telemedicina

Prática garante mais eficiência acessibilidade
A partir desta sexta-feira (28) a Prefeitura Municipal de Aracruz (PMA) vai inaugurar dois consultórios para a Telemedicina no Centro de Especialidades Médicas (Cema), localizado no Complexo de Saúde de Aracruz (CSA). O projeto tão aguardado pela população é uma parceria da PMA e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A Telemedicina é uma tendência na medicina, a prática de fornecer cuidados de saúde à distância, por meio de tecnologias digitais. Pode ser realizada por telefone, mensagens de texto, e-mails ou videoconferência. É uma alternativa válida quando consultas presenciais que não são seguras ou viáveis. Esta prática se popularizou mais durante a pandemia de Covid-19.
Inicialmente a Telemedicina disponibilizada pela prefeitura atenderá as especialidades de Gastroenterologias, Otorrinolaringologia e Cardiologia. As consultas são de alto padrão, realizadas por médicos, com a vantagem de o paciente não precisar se deslocar até o Cema, economizando tempo e recursos tanto para o hospital como para o paciente.
Lembrando que esses atendimentos à distancia serão realizados apenas em pacientes não críticos, que não estejam em risco de morte, e que os atendimentos presenciais continuarão ocorrendo normalmente. A escolha entre o atendimento à distancia ou presencial será exclusiva do paciente.
O Prefeito Dr. Coutinho, médico cardiologista e pós graduado, que exerce a profissão por mais de 45 anos, sempre atuando também na rede pública de saúde, comentou sobre a inovação. “A inauguração dos consultórios de Telemedicina representa um avanço significativo para a saúde. Para muitos, essa inovação significa mais do que apenas a consulta on-line, é a chance de ter acesso a especialistas que, muitas vezes, não estariam disponíveis em cidades menores. O CSA, entregue no ano passado, já demostra o avanço da Saúde no município de Aracruz. Estamos trabalhando para que essa modernização seja percebida com o avanço do desenvolvimento do município”, comentou.
A Telemedicina permite que pacientes com dificuldade de locomoção, que vivem em áreas remotas, ou que não possuem condições financeiras de chegar ao local da consulta sejam atendidos. Basta um celular emprestado do vizinho ou amigo que a consulta pode ser realizada. A prática permite que um número maior de pacientes possa ser atendido em menos tempo, aumentando a eficiência do atendimento, reduzindo filas e tempos de espera.
A Secretária de Saúde do município (Semsa), Rosiane Scarpa, esclareceu o aspecto “humano” da Telemedicina. “Apesar da utilização de tecnologia avançada, o foco permanece sendo a humanização no atendimento. A Telemedicina não se limita apenas à conexão entre médicos e pacientes, mas também visa proporcionar uma experiência mais acolhedora e acessível, com menos obstáculos físicos e emocionais. Para muitos, a consulta on-line elimina a ansiedade e o desconforto que podem surgir durante visitas presenciais, especialmente em momentos de adoecimento”.
Assim a Telemedicina é uma excelente aposta da PMA, uma ferramenta que só tem a agregar a saúde pública do município, tornando-a mais acessível e eficiente. Sua implementação e expansão podem contribuir significativamente para a melhoria da saúde da população e para a equidade no acesso aos cuidados de saúde.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.