Programa Papo de Responsa segue orientando adolescentes e jovens das escolas da Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), em parceria com a Polícia Civil, segue desenvolvendo nas escolas da Rede Municipal de Ensino – Fundamental 2 – as orientações do programa Papo de Responsa aos alunos do 8º e 9º anos. Neste ano de 2023, as ações, que se iniciaram no dia 6 de março, na EMEF Ezequiel Fraga Rocha, serão finalizadas, em um primeiro momento, na próxima quinta-feira (30).
Até lá serão 11 escolas assistidas neste ano, que após o bate papo com cada turma, os agentes voltam para um segundo momento com os alunos na segunda quinzena de maio. Os investigadores Alessandro Nascimento da Victória e Luciene Avelar Daros, por meio de uma conversa franca com os alunos, os orientam sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como futuro de cada um, suas escolhas, a convivência familiar, o uso de drogas e a violência.
O programa funciona em três etapas, sendo que no primeiro ciclo, denominado “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.
No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.