Quando a liderança feminina muda tudo

Quando a liderança feminina muda tudo

O poder que nasce da dedicação feminina

Aracruz tem mostrado, nos últimos anos, que as mulheres não estão apenas “participando” da vida pública. Elas estão no comando. O empresariado local, as lideranças comunitárias e quem ocupa funções estratégicas na Prefeitura mostram que o protagonismo feminino deixou de ser exceção. Nesse cenário, o nome de Jeesala Coutinho vem ganhando destaque de forma natural.

 

Sim, ela é filha do Prefeito. Mas a trajetória dela vai muito além de sobrenome ou parentesco. Resumir uma mulher com tanto caráter e lista de benefícios sociais feitos, seria, no mínimo, injusto!

Jeesala construiu sua própria história, equilibrando trabalho, maternidade, amizade, política e compromisso com a cidade. E faz isso com uma naturalidade que impressiona. Um lugar fácil de encontra-la, por exemplo, é após as 20 horas, acompanhada da filha, comprando legumes no supermercado.

Em tempos que tantas vozes femininas ainda lutam para serem ouvidas, Jeesala Coutinho mostra que liderar é também cuidar. Cuidar da cidade, das pessoas, da cultura, da educação e do futuro. Em seu cargo ela é representatividade para muitas mulheres, pois sua imagem, posicionamento e maturidade emocional que possui, incentiva outras mulheres a se moverem, a acreditarem e a se sentirem capazes.

À frente da Secretaria de Ações Estratégicas, ela transita entre obras, reuniões, eventos e bairros, ouvindo, conversando, resolvendo. Um dia está ao lado de engenheiros discutindo detalhes de uma obra; no outro, sentada com líderes comunitários, buscando soluções que impactam a vida real das pessoas. E quando sobra tempo, acompanha a filha em competições escolares, incentiva seus primeiros passos profissionais e participa de cada conquista da menina, como qualquer mãe apaixonada.

O deputado estadual Alcântaro Filho comentou em um evento na Câmara Municipal:
“É uma honra estar aqui celebrando essa importante data com todos vocês. A presença de Jeesala Coutinho neste evento é um reflexo do seu comprometimento com a cultura e o desenvolvimento de Aracruz.”

E essa é a Jeesala que vemos todos os dias: gestora e mulher, capaz de unir técnica e coração, planejamento e sensibilidade. Ela organiza eventos que movimentam a economia local, participa da vida comunitária e ainda encontra tempo para si mesma, seja nos esportes ou nas pequenas alegrias cotidianas.

Empresários, professores e líderes comunitários percebem isso. É impossível passar despercebida a forma como ela se envolve, escuta, protege e incentiva. É a inteligência aplicada com amor, a liderança que reconhece o outro, que valoriza a sororidade e que acredita que juntas somos mais fortes.

O cenário ajuda a explicar a visibilidade: a participação feminina em cargos de gestão no Norte Capixaba cresceu nos últimos anos. No empresariado, cerca de um terço dos negócios formalizados é liderado por mulheres. Aracruz mostra que sabe reconhecer presença e competência feminina.

Em tempos em que tantas vozes femininas ainda lutam para serem ouvidas, Jeesala Coutinho mostra que liderar é também cuidar. Cuidar da cidade, das pessoas, da cultura, da educação e do futuro. Ela não apenas ocupa um cargo: ela inspira outras mulheres a se moverem, a acreditarem e a se sentirem capazes.

Em Aracruz, Jeesala continua a trilhar seu caminho com méritos próprios, mostrando que liderança feminina é prática, visível e, acima de tudo, feita com amor.