Reunião entre Ministério da Cultura e PMA visa trazer a Teia Cultural ao município

Evento visa promover a cultura no Brasil
Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura Municipal de Aracruz (PMA), representada pelas Secretarias Municipais de Turismo e Cultura e Gestão Estratégica em conjunto com a secretaria de Estado da Cultura se reuniram com uma equipe do Ministério da Cultura (Minc) no gabinete do Prefeito. O encontro é um esforço da PMA trazer ao município o evento Teia Cultural.
A Teia Cultura é um programa do Governo Federal que visa promover e fortalecer o protagonismo cultural da sociedade brasileira, valorizando as iniciativas culturais de grupos e comunidades excluídos, e ampliar o acesso aos bens culturais, principalmente por meio do apoio a projetos de grupos, coletivos e entidade culturais denominados Pontos e Pontões de Cultura.
O evento é marcado por diversas apresentações artísticas e culturais, oficinas, exposições e seminários. Visa promover a diversidade e a tolerância, ajudando a desenvolver a compreensão e o respeito pelas diferenças entre as pessoas. Através da arte, música, dança e outras formas de expressão cultural, podemos aprender sobre outras culturas e apreciar suas diferenças.
Sobre o evento a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Helena Gonçalves Rollemberg, comentou. “Hoje, estamos em mil e seiscentos municípios no Brasil, uma rede nacional de pontões no Estado do Espírito Santo e estamos tecendo essa teia que não é precisamente um evento, ela é um processo. Já estamos estudando toda a logística da cidade, como rede de hotelaria para a equipe que vai trabalhar nos três dias avaliando os perfis de atividade como o Parque de Exposições, visitando os hotéis e tudo mais”.
João Paulo Pontes e Silva, diretor de Política Nacional de Cultura Viva, ressaltou sobre outros países que devem participar dos eventos da Teia. “Vamos ter uma delegação internacional bem grande que envolve 14 países do espaço hiperamericano que contempla América do Sul, Latina e Espanha. Então justamente pela presidência da Márcia também estamos prevendo trazer pontos de cultura desses diferentes 14 países que terá importância cultural”.
Finalizando Jeesala Coutinho, secretária de Gestão Estratégica apresentou o município e sua diversidade cultural. “Fico muito honrada em recebê-los e ver a potência dessa parceria. Aracruz hoje está caminhando para um futuro glorioso, nós somos o único município que possui uma área preservada pelos povos originários e essa rica cultura em nosso meio é importante por que nos mostra como Aracruz pode ainda ser mais rico e colocar o município no mapa Mundial de Cultura”.
O evento Teia Cultural é custeado pelo Governo Federal, não acrescentando nenhum custo à PMA.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.