Reunião na Secretaria de Educação de Aracruz sobre protocolos para educação especial.

Reunião na Secretaria de Educação de Aracruz sobre protocolos para educação especial.

Na última terça-feira, no polo UAB a Secretaria de Educação de Aracruz sediou uma importante reunião convocada pela Secretária Jenilza Spinassé. O encontro reuniu diversas autoridades e representantes da comunidade para discutir a inclusão de pessoas com deficiência e tratar sobre os recentes acontecimentos que resultaram em uma denúncia ao Ministério Público relacionada à suspensão de alunos autistas.

Estiveram presentes na reunião membros do Ministério Público, Lívia vinculada a vara da infância, Gilcinéa diretora da APAE, da Associação de Mães Atípicas de Aracruz (AMAIS), o presidente da Comissão de Saúde e Educação da Câmara Municipal de Aracruz, Vereador André Carlesso, mães atípicas dessas instituições, além da presença das secretárias de Desenvolvimento Social e de Saúde. O objetivo principal foi deliberar ações conjuntas para garantir o melhor atendimento e suporte a alunos com deficiência, especialmente se tratando dos protocolos relacionados a educação especial a serem seguidos pelas escolas municipais

O promotor Marcelo Victor Valente, responsável pela pasta da Saúde do município, enfatizou que não é admissível qualquer tipo de suspensão desses alunos e que as escolas devem se adaptar para atender adequadamente às necessidades.

Durante a reunião, todos os participantes tiveram a oportunidade de opinar e expor suas ideias. Foi traçado um plano de ação conjunto entre as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para garantir um atendimento integral e eficaz às pessoas com deficiência. As medidas incluem a adaptação das escolas, capacitação de professores e profissionais, além de um acompanhamento contínuo para assegurar a inclusão e o bem-estar de todos os alunos, incluindo a família no processo, inclusive no construção do plano de educacional individualizado.

 

“Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com a inclusão e garantir que nenhuma criança ou jovem com deficiência seja excluído ou penalizado. É inadmissível a suspensão de alunos autistas. Nossas escolas devem se adaptar para acolher e atender a todos. Juntos, com a integração das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, incluindo as famílias nesse processo para que possamos transformar essa realidade e proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os alunos.” Disse o vereador André Carlesso.

Assista ao vídeo na integra:

A iniciativa da Secretaria de Educação, liderada por Jenilsa Spinassé, foi amplamente elogiada por todos os presentes. A Secretária destacou a importância da união entre as diferentes esferas governamentais e da sociedade civil para promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas com deficiência.

 

“A reunião representa um marco na busca por uma educação mais inclusiva em Aracruz e reafirma o compromisso das autoridades locais em trabalhar em prol de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Essa foi a primeira de muitas outras que já estão agendadas pela Comissão de saúde educação e pela Secretaria¨- disse a secretária se educação Jenilza Spinassé.