SAAE e Prefeitura anunciam plano de universalização de esgoto tratado

Meta é tratar 99% de todo o esgoto coletado pela autarquia até 2028
Entende-se como saneamento básico uma gama de serviços, instalações e infraestruturas que auxiliam a saúde pública, melhorando a qualidade de vida da população local, através da distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto. O saneamento é fundamental para o bem estar das comunidades, sendo um dos direitos fundamentais regulamentado pela Lei nº 11.445/2007.
Visando a universalização do serviço, isto é, levar a todos os consumidores sob sua influência o acesso contínuo dos serviços de saneamento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em conjunto com a Prefeitura de Aracruz, e Comitê de Infraestrutura e Saneamento Básico da Prefeitura de Aracruz (COISB) planejam que até o final do ano 2028, 99% da área de abrangência do SAAE terá seu esgoto tratado.
Lembrando que entre 2021 e 2024, o sistema de saneamento passou de 33% para 93% de cobertura no tratamento de esgoto, um avanço significativo que demonstra o esforço contínuo da autarquia.
Para alcançar a meta ambiciosa de universalização, o SAAE prevê investimentos de aproximadamente R$ 39,4 milhões, que irão garantir obras estratégicas, como a implantação de novas redes coletoras, a construção de estações elevatórias nos bairros Santa Luzia, Cupido e Bela Vista, além da modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piranema. Com as novas melhorias esta estação aumentará sua capacidade de vazão em aproximadamente 44%, passando de 45 para 65 litros por segundo.
Diversas outras obras serão realizadas, como a reforma das unidades de esgoto, a realização de ligações intradomiciliares em residências que já possuem rede, e a interligação na Praça da Paz, consolidando a cobertura do sistema. Além disso, será construída uma nova Estação de Transbordo para otimizar a logística do transporte de resíduos sólidos, promovendo maior segurança ambiental.
Segundo o diretor do SAAE, Amadeu Wetler, essa ampliação do tratamento de esgoto não é apenas uma meta técnica, mas um compromisso com a saúde pública.
“A universalização do tratamento de esgoto é um compromisso com a população assumido pela atual administração e que foi alcançado em 2024, mas podemos alcançar 99% de esgoto tratado e isso não é apenas uma meta de engenharia, é um compromisso com a saúde pública, com o meio ambiente e com a qualidade de vida de cada aracruzense”.
O secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, reforça que esses avanços ajudam a reduzir a poluição dos rios e do solo, além de prevenir doenças.
“O avanço para além das metas do marco regulatório do saneamento, é um marco fundamental para a preservação dos nossos recursos naturais e para a qualidade de vida da população de Aracruz. A expansão do sistema contribui para a redução da poluição dos rios e do solo, além de prevenir doenças. Esse compromisso reforça a importância de integrar desenvolvimento urbano e sustentabilidade ambiental, garantindo um futuro mais saudável e equilibrado para nossa cidade”.
O prefeito Dr. Coutinho destaca que garantir o acesso ao saneamento para toda a população até 2028 é uma prioridade da gestão.
“Garantir que toda a população de Aracruz abrangida pela SAAE, tenha acesso ao tratamento de esgoto até 2028 é uma prioridade para nossa gestão. Esse avanço representa mais saúde, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente para todos os moradores. Estamos investindo em infraestrutura moderna e sustentável, que vai assegurar o desenvolvimento equilibrado do município, proteger nossos recursos hídricos e cumprir nosso compromisso com o bem-estar da comunidade”.
Assim, o esforço da atual gestão em ampliar o saneamento básico mostra o compromisso de construir uma cidade mais saudável, limpa e sustentável para as futuras gerações.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.