Sistema inédito em grandes eventos no município videomonitoramento com reconhecimento facial será utilizado na 26ª Expo Aracruz

Sistema inédito em grandes eventos no município videomonitoramento com reconhecimento facial será utilizado na 26ª Expo Aracruz

Ferramenta inovadora aumenta significativamente a segurança dos participantes do evento

Visando incrementar a segurança da 26° Expo Aracruz a Prefeitura irá utilizar câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial no evento. Esta ferramenta de segurança inovadora é de extrema importância, pois aumenta significativamente a eficiência na proteção de todos os presentes.

Estas câmeras utilizam inteligência artificial e softwares que através de algoritmos de visão computacional identificam e analisam características faciais únicas, comparando-as com um banco de dados previamente cadastrado pela Polícia Civil, Militar, Ministério Público e Prefeitura. Assim, com a identificação instantânea de indivíduos suspeitos, foragidos ou com mandados de prisão em aberto, as forças de segurança podem agir de forma mais ágil, aumentando a segurança dos participantes.

Além das câmeras que serão instaladas no Parque de Exposição, a Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) estará acompanhando todo o evento com as outras câmeras do município, verificando em tempo real não apenas o parque como o seu entorno.

Com a perspectiva de aumento no número de câmeras, Aracruz atualmente conta com 112 câmeras de vídeo monitoramento, que oferecem visão em 360° e podem ser realocadas conforme a necessidade. Há também quase 60 câmeras no sistema de cerco eletrônico, capazes de identificar veículos com restrições, além de quatro dispositivos que monitoram o semáforo, detectando infrações como avanço de sinal, infrações nas faixas de pedestres e possíveis acidentes.

Para o secretário de Transformação Digital (STD), Higor Bandeira, responsável pelo sistema operacional de monitoramento, a tecnologia visa garantir um ambiente mais seguro na Expo.

“Nossa gestão tem investido cada vez mais em segurança com o apoio da tecnologia, porque entendemos que tranquilidade e bem-estar são prioridades para os aracruzenses. E diante da grandiosidade da Expo, nada mais justo do que aplicar essas mesmas estratégias durante o evento, garantindo um ambiente seguro para todos”.

A adoção de tecnologias como o reconhecimento facial demonstra o compromisso da atual gestão com a segurança, investindo em inovações tecnológicas para proteger sua população e garantir que eventos de grande porte como a Expo Aracruz ocorram de forma segura e controlada.