Viaduto sobre Ferrovia Recebe Sinal Verde em Barra do Riacho

Viaduto sobre Ferrovia Recebe Sinal Verde em Barra do Riacho

Avanço urbano em Aracruz!

Em um marco histórico para a comunidade de Barra do Riacho, Aracruz/ES, na última quinta-feira, 14 de março de 2024, a tão esperada autorização foi concedida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) à VALE S.A. para dar início às obras do viaduto rodoviário sobre a ferrovia na Av. Luiz Cariacica dos Santos, próximo ao acesso à Portocel. Este projeto, originalmente programado para 2030, foi antecipado devido à crescente demanda local e aos apelos dos trabalhadores da Portocel. O processo de aprovação envolveu extensas negociações entre o município, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a VALE.

Esta conquista representa um avanço significativo para a mobilidade urbana, prometendo facilitar o tráfego de veículos e caminhões na entrada sul de Barra do Riacho. Além disso, eliminará as interrupções no acesso ao bairro durante as atividades logísticas do Porto, que historicamente têm causado transtornos para a comunidade e para a empresa.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento, José Eduardo, este projeto fortalecerá a segurança dos pedestres e ciclistas e também impulsionará a competitividade do Portocel, um pilar econômico essencial para Aracruz e para o Espírito Santo. Este empreendimento está expandindo suas operações além das tradicionais cargas de celulose, agregando valor à região.

 

O Secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, enfatizou que “durante a análise da Licença Ambiental Única, a voz da comunidade foi fundamental”.

 

A realização de uma audiência pública permitiu que os anseios da população fossem ouvidos e incorporados às diversas condições estabelecidas, incluindo a priorização da contratação de mão de obra local qualificada e a realização de um estudo de mobilidade para ciclistas e pedestres ao longo de um período de 4 anos.

Comprometida com uma abordagem transparente, a VALE também se comprometeu a implementar um Programa de Comunicação Social para manter um canal aberto e informativo com a comunidade durante toda a fase de construção do projeto.