Evento sobre Crianças, Violências e Inclusão é Organizado pelo Polo UAB de Aracruz
A prefeitura de Aracruz, por meio Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), promoveu neste último sábado (27), o seminário “Crianças, violências e inclusão”. O evento teve a participação dos professores convidados da Ufes, Alexandro Braga Vieira e Marluce Leila Simões Lopes, ambos doutores em educação.
O seminário teve como objetivo oferecer momentos de reflexão, provocações e formação para a comunidade, principalmente, os estudantes das graduações e pós graduações da Ufes, Ifes e Unac que atuam no Polo UAB do município.
Em um primeiro momento, o professor doutor Alexandro Vieira trouxe para pauta a educação como um direito, sendo que a inclusão se faz necessário, independente de qualquer limitação, pois deve ser incluído tanto os estudantes que apresentam laudo, como aqueles que têm dificuldade de aprendizagem, como o negro, indígena ou pobre.
Em seguida, a professora doutora Marluce Lopes provocou uma discussão e levantou questionamentos sobre como as crianças aprendem pelo exemplo. Além disso, mostrou como são expostas, em vários momentos, muitas vezes sem perceber, as práticas de violências, principalmente no ambiente familiar e escolar, onde passam a maior parte do tempo.
Vale ressaltar que a professora Marluce já atuou na Rede Municipal de Ensino e trouxe vários exemplos e práticas relatadas em sua pesquisa de doutorado. O seminário foi organizado pelo professor mediador da especialização em prevenção às violências, promoção à saúde e cuidado integral, Marcelo Uceli e com apoio da coordenadora do Polo Raldinéia Marin Sarmenghi e da pedagoga Louise Storni Vasconcelos de Abreu.
Fonte: Prefeitura de Aracruz
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.