Paróquia São João Batista
A história da Paróquia São João Batista, em Aracruz, remonta ao ano de 1838, quando sua sede estava em Santa Cruz e era conhecida como Paróquia Nossa Senhora da Penha, conforme registros nos Livros de Tombo números 01 e 02. O padre Manoel Antônio dos Santos Ribeiro servia como vigário nessa época.
Em 1950, seguindo a orientação de Dom Luiz Scorteganha, Arcebispo Metropolitano de Vitória, a sede paroquial foi transferida para a então Sauassu, localizada na região central do município. Nesse mesmo ano, a vila passou a se chamar Aracruz (Altar da Cruz). O primeiro padre da Paróquia em Aracruz foi Arnoldo Avanza Castiglioni, que chegou a Sauassu em 19 de janeiro de 1950 e tomou posse em 26 de janeiro do mesmo ano, exercendo seu trabalho até dezembro de 1954.
Em Sauassu, existia uma pequena capela onde a agência do Banco do Brasil está localizada hoje. Essa capela tinha São João Batista como padroeiro. Portanto, com a transferência da sede paroquial de Santa Cruz para Aracruz, a Paróquia passou a adotar São João Batista como seu padroeiro.
O primeiro registro da festa de São João Batista nos arquivos data de 1955. A construção da Igreja Matriz São João Batista, a sede religiosa da Paróquia, teve início em 1953, sob a supervisão do padre Arnoldo. A primeira missa celebrada na nova igreja, que ainda não estava completamente terminada, ocorreu em 25 de dezembro de 1957, presidida pelo cônego Guilherme Schmitz.
A conclusão das obras da Igreja Matriz aconteceu durante a administração do Monsenhor Guilherme Schmitz e a igreja foi solenemente dedicada em 25 de junho de 1972, por Dom João Batista da Motta e Albuquerque, então Arcebispo Metropolitano de Vitória.
Com o passar dos anos e o crescimento da Paróquia e da cidade de Aracruz como um todo, a Paróquia São João Batista compreendeu a necessidade de criar outras paróquias:
- Em 1996, por decreto de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Bispo de Colatina, a Paróquia da Imaculada Conceição, com sede em Coqueiral, foi desmembrada.
- No ano de 2005, por decreto de Dom Décio Sossai Zandonade, Bispo de Colatina, foi desmembrada e criada a Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, com sede em Guaraná.
- Em julho de 2005, após 22 anos de administração do padre José Mendes Lucas, o padre José Valdecy Romão assumiu a Paróquia São João Batista, vindo da Paróquia Bom Pastor, em Linhares, na solenidade de São Pedro e São Paulo.
Em setembro de 2006, por decreto do mesmo bispo, foi desmembrada e criada a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, com sede no bairro Bela Vista.
Em 2008, durante a administração do padre José Valdecy Romão, houve a necessidade de uma grande reforma e expansão da Igreja Matriz, bem como a construção de capelas para o Batismo e o Santíssimo, juntamente com salas de catequese, para atender ao crescimento da população de Aracruz. A Igreja Matriz São João Batista passou por uma reforma de três anos e foi solenemente dedicada em 6 de dezembro de 2010, na presença de Dom Décio Sossai Zandonade, o Bispo Diocesano, e uma grande multidão de fiéis vindos de diferentes localidades do município e de outras paróquias da Diocese.
Em 12 de fevereiro de 2017, após 11 anos de administração do padre José Valdecy Romão, que foi transferido para a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Colatina, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias assumiu a Paróquia São João Batista. O padre Antonio Luiz Pazolini Pandolfi, vindo da Paróquia Santíssima Trindade, em Linhares, assumiu a paróquia na presença de uma grande multidão.
Praça São João Batista
Centro, Aracruz (ES)
Cep: 29.190-054
Contatos
Telefone: (27) 3256-1456
E-mail: [email protected]
Site: www.paroquiasjbatista.com.br
Horários de Missas na Igreja Matriz São João Batista
Às quintas-feiras, às 19h30
Na primeira sexta-feira do mês, às 19h30
Aos sábado, às 19h
Aos domingos, às 7h e às 19h
Todo o dia 12 do mês, às 12h (Devoção a N. Sra Aparecida)
Todo o dia 21 do mês, às 15h (Devoção a N. Sra da Saúde)
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.